terça-feira, 9 de agosto de 2011

Programa espacial soviético

Vamos falar sobre o programa espacial soviético e depois o americano. E após isso será abordado as missões que ocorreram.

Programa espacial soviético é a designação dada para o conjunto de projetos e missões executados pela antiga União Soviética (URSS) para exploração do espaço, tanto por meio de sondas e vôos não tripulados, quanto com espaçonaves tripuladas.

Importância do programa

Os esforços da URSS neste campo tiveram uma importância muito grande para a história da exploração espacial pois os soviéticos foram pioneiros tanto ao levarem o primeiro satélite artificial ao espaço (Sputnik, em 1957), quanto com o primeiro ser vivo (uma cadela chamada Laika, em 1957) e o primeiro homem (Yuri Gagarin, em 1961) além da primeira sonda espacial (LunikII, que pousou na Lua em 1959).

Estas iniciativas pioneiras acabaram comprovando que era possível enviar artefatos humanos para o espaço exterior e, mais importante, enviar homens ao espaço.

Nos bastidores destas iniciativas estava a capacidade do engenheiro-chefe do programa espacial soviético, Sergei Korolev, que concebeu todo o programa e trabalhou para torna-lo realidade, convencendo a alta cúpula soviética, particularmente o líder Nikita Khrushchov, da importância da conquista do espaço.

A URSS (e mais tarde sua herdeira a Rússia) desenvolveram um consistente programa espacial, que incluiu experimentos de longa permanência no espaço, para determinar os efeitos da falta de gravidade sobre o organismo humano. Estas experiências tornaram-se a base do conhecimento que está sendo aplicado hoje na Estação Espacial Internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário