sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Missões, projetos, da corrida espacial

A partir de agora será abordado as missões, ocorridas na corrida espacial, por parte dos EUA e da extinta URSS, seguindo a linha geral:

Programa espacial soviético:

Sergei Korolev - o engenheiro de foguetes que projetou os primeiros foguetes soviéticos.
Laika - o primeiro ser vivo a entrar em órbita.
Yuri Gagarin - o primeiro homem a viajar pelo espaço.
Cosmódromo de Baikonur
Lunar L1
Sputnik:
Sputnik I, Sputnik II, Sputnik III, Sputnik IV, Sputnik V, Korabl-Sputnik-3, Korabl-Sputnik-4, Korabl-Sputnik-5.
Programa Proton:
Proton 1, Proton 2
Missões tripuladas do Programa Vostok:
Vostok I, Vostok II, Vostok III, Vostok IV, Vostok V, Vostok VI
Missões tripuladas do Programa Voskhod:
Voskhod 1, Voskhod 2
Missões tripuladas do Programa Soyuz:
Soyuz 1, Soyuz 3, Soyuz 4, Soyuz 5, Soyuz 6, Soyuz 7, Soyuz 8, Soyuz 9
Lunokhod
Zond:
Zond 1, Zond 2, Zond 3, Zond 4, Zond 5, Zond 6, Zond 7, Zond 8
N1
LK lander
Salyut
Energia
Almaz
Polyus
Buran
Ptichka
MIR

Programa espacial estadunidense:

Explorer I
Vanguard
Missões não tripuladas do Projeto Mercury:
Mercury-Jupiter, Little Joe 1, Big Joe 1, Little Joe 6, Little Joe 1A, Beach Abort, Mercury-Atlas 1, Little Joe 5, Mercury-Redstone 1, Mercury-Redstone 1A, Mercury-Atlas 2, Little Joe 5A, Mercury-Redstone BD, Mercury-Atlas 3, Little Joe 5B, Mercury-Atlas 4, Mercury-Scout 1, Little Joe 2, Little Joe 1B, Mercury-Redstone 2, Mercury-Atlas 5
Missões tripuladas do Projeto Mercury:
Freedom 7, Liberty Bell 7, Friendship 7, Aurora 7, Sigma 7, Faith 7
Missões não tripuladas do Projeto Gemini:
Gemini I, Gemini II
Missões tripuladas do Projeto Gemini:
Gemini III, Gemini IV, Gemini V, Gemini VI, Gemini VII, Gemini VIII, Gemini IX, Gemini X, Gemini XI, Gemini XII
Agena (veículo para treinamento de acoplamento usado no Projeto Gemini)
Missões não tripuladas do Projeto Apollo:
SA-1, SA-2, SA-3, SA-4, SA-5, A-101, A-102, A-103, A-104, A-105, Teste de aborto 1, Teste de aborto 2, QTV, A-001, A-002, A-003, A-004, AS-201, AS-203, AS-202, Apollo 1, Apollo 4, Apollo 5, Apollo 6
Missões tripuladas do Projeto Apollo: Apollo 7, Apollo 8, Apollo 9, Apollo 10, Apollo 11, Apollo 12, Apollo 13, Apollo 14, Apollo 15, Apollo 16, Apollo 17, Skylab, Apollo 18/Apollo-Soyuz
Little Joe II
Saturno I
Saturno IB
Saturno V
Nave Apollo
Módulo de Comando e Serviço Apollo
Módulo Lunar Apollo
Rover lunar
Ônibus Espacial:
Pathfinder, Enterprise, Columbia, Challenger, Discovery, Atlantis, Endeavour
Telescópio Espacial Hubble

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Programa espacial estadunidense

Programa espacial estadunidense ou Programa espacial dos Estados Unidos da América designa o programa de exploração espacial executado pelos EUA, que inclui o desenvolvimento e uso de foguetes, espaçonaves, satélites de comunicação, meteorológicos, espiões e sondas interplanetárias. Constitui dentre os programas espaciais existentes, aquele com o maior orçamento do mundo.

Motivação e início do programa

A partir do fim da Segunda Guerra Mundial, com o surgimento dos EUA como maior potência mundial e da URSS como seu rival, a disputa política, diplomática e militar entre ambos rapidamente generalizou-se para todos os campos, inclusive a exploração do espaço.

Devido aos primeiros sucessos da URSS no espaço, com o lançamento do primeiro satélite (Sputnik) e do primeiro homem no espaço (Yuri Gagarin), os EUA perceberam que teriam de aumentar seus esforços e investimentos nesta área se não quisessem ficar para trás. Causaram mais perplexidade ainda nos EUA os feitos iniciais dos soviéticos, pois havia opinião formada nos EUA que a URSS era um "país agrícola" e estava "destruída pela guerra".

Em famoso discurso em 1961, John F. Kennedy lançou o desafio de, antes que a década terminasse, "enviar homens a Lua e retorná-los a salvo".

No famoso discurso na Universidade Rice suas palavras foram: We choose to go to the moon. We choose to go to the moon in this decade and do the other things, not because they are easy, but because they are hard ("Nós decidimos ir a Lua. Nós decidimos ir a Lua nesta década e fazer as outras coisas, não porque elas são fáceis, mas porque elas são difíceis").

A partir de então, os EUA colocaram em marcha um ambicioso programa espacial tripulado que iniciou com o Projeto Mercury, que usava uma cápsula com capacidade para um astronauta em manobras em órbita terrestre, seguido pelo Projeto Gemini com capacidade para dois astronautas, e finalmente o Projeto Apollo, cuja espaçonave tinha capacidade de levar três astronautas e pousar na Lua.

Este objetivo foi atingido em 20 de julho de 1969, quando os astronautas da Apollo 11 pousaram na superfície lunar.

Particularmente importante para os EUA foi a aquisição de Wernher von Braun, um dos principais projetistas alemães da V-2, que participou ativamente do programa de mísseis balísticos dos EUA e depois dos primeiros passos do programa espacial estadunidense (tendo sido inclusive o líder da equipe que projetou o lançador Saturno V).

Razões para o atraso inicial

Muito do atraso inicial do programa espacial dos EUA pode ser atribuído a um erro estratégico de investir inicialmente nos lançadores Vanguard, mais complexos e menos confiáveis que os lançadores Redstone (baseado nas antigas V-2 alemãs). Isto acarretou que a capacidade de lançamento estadunidense era de 5 kg no momento em que a Sputnik I, de 84 kg mas com capacidade de 500 kg, fora recém lançada pela URSS.

Mesmo assim, apenas quatro meses após o lançamento da Sputnik I, os EUA responderam com seu primeiro satélite, o Explorer I, em 31 de janeiro de 1958, e logo depois com as Vanguard I, II e III.

Criação da Nasa

Lançamento de foguete Bumper 2 pelos EUA em julho de 1950 em Cabo CanaveralCom a derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial, os EUA e a URSS capturaram a maioria dos engenheiros que trabalharam no desenvolvimento da V-2 (veja também Operação Paperclip). Verdade é que eles foram relevantes apenas no programa espacial dos EUA, já que os capturados pela URSS não passavam de engenheiros e técnicos de produção. Logo os EUA estariam lançando seus primeiros foguetes Bumper, baseados nas V-2.

Em julho de 1958 é criada a agência espacial dos EUA, Nasa, responsável por coordenar todo o esforço estadunidense de exploração espacial e administrar o programa espacial dos EUA.
Rapidamente os EUA enviaram diversos satélites artificiais e sondas para explorar outros planetas. Por volta da metade da década de 1960 os EUA haviam lançado tantos satélites meteorológicos, de comunicações e espiões, que seria impossível relacioná-los todos em pouco espaço. Assim, destacamos a sonda Mariner 2, que pousou em Vênus em 1962, os 16 satélites Explorers e os 38 satélites de reconhecimento Discoverer.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Programa espacial soviético

Vamos falar sobre o programa espacial soviético e depois o americano. E após isso será abordado as missões que ocorreram.

Programa espacial soviético é a designação dada para o conjunto de projetos e missões executados pela antiga União Soviética (URSS) para exploração do espaço, tanto por meio de sondas e vôos não tripulados, quanto com espaçonaves tripuladas.

Importância do programa

Os esforços da URSS neste campo tiveram uma importância muito grande para a história da exploração espacial pois os soviéticos foram pioneiros tanto ao levarem o primeiro satélite artificial ao espaço (Sputnik, em 1957), quanto com o primeiro ser vivo (uma cadela chamada Laika, em 1957) e o primeiro homem (Yuri Gagarin, em 1961) além da primeira sonda espacial (LunikII, que pousou na Lua em 1959).

Estas iniciativas pioneiras acabaram comprovando que era possível enviar artefatos humanos para o espaço exterior e, mais importante, enviar homens ao espaço.

Nos bastidores destas iniciativas estava a capacidade do engenheiro-chefe do programa espacial soviético, Sergei Korolev, que concebeu todo o programa e trabalhou para torna-lo realidade, convencendo a alta cúpula soviética, particularmente o líder Nikita Khrushchov, da importância da conquista do espaço.

A URSS (e mais tarde sua herdeira a Rússia) desenvolveram um consistente programa espacial, que incluiu experimentos de longa permanência no espaço, para determinar os efeitos da falta de gravidade sobre o organismo humano. Estas experiências tornaram-se a base do conhecimento que está sendo aplicado hoje na Estação Espacial Internacional.

Dia dos Pais

O Dia dos Pais tem origem na antiga Babilônia, há mais de 4 mil anos. Um jovem chamado Elmesu moldou em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.

História

Nos Estados Unidos, Sonora Luise resolveu criar o Dia dos Pais em 1909, motivada pela admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart. O interesse pela data difundiu-se da cidade de Spokane para todo o Estado de Washington e daí tornou-se uma festa nacional. Em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o Dia dos Pais.

Comemoração

Devido a história, nos Estados Unidos, ele é comemorado no terceiro domingo de Junho. Em Portugal é comemorado a 19 de Março. No Brasil, é comemorado no segundo domingo de Agosto. A criação da data é atribuída ao publicitário Sylvio Bhering, em meados da década de 50, festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família. (dia que tambem se comemora o dia do padrinho segundo a tradição católica)

Países que celebram no terceiro domingo de Junho

África do Sul, Argentina, Canadá, Chile, Colombia, Eslováquia, Estados Unidos, Filipinas, França, Hong Kong, Holanda, Índia, Irlanda, Japão, Macau, Malásia, Malta, México, Peru, Reino Unido, Turquia, Venezuela.

Países que celebram em outras datas

Áustria: segundo domingo de Junho
Austrália: o primeiro domingo em Setembro
Bélgica: St Joseph's day (19 de Março), e o segundo domingo em Junho ("Secular")
Brasil: segundo domingo de Agosto
Bulgária: 20 de Junho
Dinamarca: 5 de Junho
República Dominicana: último domingo de Junho
Alemanha: no Dia da Ascensão
Coréia do Sul: 8 de maio, Dia do Pai (ambos)
Lituânia: o primeiro domingo de Junho
Nova Zelândia: o primeiro domingo de Setembro
Noruega, Suécia, Finlândia, Estônia: segundo domingo de Novembro
Polônia: 23 de Junho
Portugal, Espanha, Itália, Andorra, Bolívia, Honduras e Listenstaine: 19 de Março
Rússia: 23 de Fevereiro (dia do Exército)
Tailândia: 5 de Dezembro, dia do nascimento do rei Bhumibol Adulyadej
Taiwan: 8 de Agosto

Referência: Father's Day Celebrations Around The World in ChiFF.com

sábado, 6 de agosto de 2011

Primeiras conquistas




O primeiro ser vivo no espaço não foi um homem, mas a cadela russa Laika, da raça Kudriavka. Ela subiu ao espaço em 3 de novembro de 1957 a bordo da nave espacial Sputnik II.



Yuri Gagarin (1934-1968) foi o primeiro homem no espaço, em um vôo orbital de 48 minutos, a bordo da nave Vostok I. O vôo de Gagarin ocorreu em 12 de Abril de 1961. Neste vôo ele disse a famosa frase: "A Terra é azul, e eu não vi Deus".




O lançamento da Sputnik e a colocação do primeiro homem no espaço devem-se, em grande parte, ao talento do engenheiro soviético Sergei Korolev, o engenheiro-chefe do programa espacial soviético, que conseguiu convencer Nikita Khrushchov, na época o líder da URSS, a investir no programa espacial. Foi ele quem primeiro teve a idéia de levar (realmente) homens à Lua.

Quatro meses após o lançamento da Sputnik I, os EUA responderam com seu primeiro satélite, o Explorer I, em 31 de janeiro de 1958.

O número de satélites artificiais terrestres e sondas espaciais lançados pelos EUA e pela URSS multiplicaram-se nos primeiros anos da corrida espacial. Aos Sputniks da URSS seguiram-se, além do Explorer I, as Vanguard I, II e III dos EUA, e uma grande quantidade de satélites de comunicação, meteorológicos e espiões. Por volta da metade da década de 1960 ambos, EUA e URSS, haviam lançado tantos satélites que se tornaria inconveniente indicá-los a todos num artigo generalista como este. Além das Sputniks, os soviéticos haviam lançado 12 satélites da série Cosmos, e os EUA haviam lançado 16 satélites Explorers e mais 38 satélites de reconhecimento Discoverer, só para citar alguns.

Os feitos iniciais da URSS na corrida espacial, que incluem o primeiro satélite artificial - o Sputnik - e o primeiro homem no espaço - Yuri Gagarin, desafiaram os EUA, cujo programa espacial ainda dava os primeiros passos - o primeiro estadunidense iria ao espaço só em 5 de maio de 1961, mesmo assim apenas em um vôo sub-orbital.

Em julho de 1958 é criada a agência espacial dos EUA, a Nasa, responsável por coordenar todo o esforço estadunidense de exploração espacial e administrar o programa espacial dos EUA.
Muito do atraso inicial do programa espacial dos EUA pode ser atribuído a um erro estratégico de investir inicialmente nos lançadores Vanguard, mais complexos e menos confiáveis que os lançadores Redstone (baseados nas antigas V2 alemãs). Isto acarretou que a capacidade de lançamento estadunidense era de 5 kg no momento em que a Sputnik I, de 84 kg mas com capacidade de 500 kg, foi recém lançada pela URSS.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

História

A Lua sempre atraiu a atenção do homem, e este interesse ficou registrado na poesia, na literatura e na ficção científica. Há duzentos anos, em uma famosa obra de ficção intitulada "De la Terre à la Lune" (1865), Júlio Verne escreve sobre um grupo de homens que viajou até a Lua usando um gigantesco canhão. Na França, Georges Melies foi um dos pioneiros do cinema, e em seu filme "Le voyage dans la Lune" (1902) acabou criando um dos primeiros filmes de ficção científica em que descrevia uma incrível viagem à Lua.

Com a derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial, os EUA e a URSS capturaram a maioria dos engenheiros que trabalharam no desenvolvimento do foguete V-2 (veja também Operação Paperclip). Particularmente importante para os EUA foi a captura de Wernher von Braun, um dos principais projetistas alemães, que participou ativamente do programa de mísseis balísticos dos EUA e depois dos primeiros passos do programa espacial estadunidense (tendo sido, inclusive, o líder da equipe que projetou o lançador Saturno V que levou as naves Apollo para a Lua).

Historicamente, a exploração espacial começou com o lançamento do satélite artificial Sputnik pela URSS a 4 de outubro de 1957, no Cosmódromo de Baikonur (base de lançamento de foguetes da URSS), em Tyuratam, no Cazaquistão. Este acontecimento provocou uma corrida espacial pela conquista do espaço entre a URSS e os EUA que culminou com a chegada do homem à Lua.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Corrida espacial

A corrida espacial foi uma competição de tecnologia espacial entre os Estados Unidos e a União Soviética, ocorrida entre os anos de 1957 e 1975 durante a Guerra Fria, considerada pela maioria do público como um dos episódios mais emocionantes da história da exploração espacial.




* Exploração espacial é o conjunto de esforços do homem em estudar o espaço e seus astros do ponto de vista científico e da sua exploração econômica, fazendo o uso de naves espaciais, satélites artificiais ou sondas espaciais, e muitas vezes fazendo uso de humanos em suas missões: os astronautas.

* Guerra fria:
Guerra Fria é a designação atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991).

Uma parte dos historiadores defende que esta foi uma disputa entre o
capitalismo, representado pelos EUA e o socialismo, defendido pela União Soviética (URSS). Entretanto, esta caracterização só pode ser considerada válida com uma série de restrições e apenas para o período do imediato pós-Segunda Guerra Mundial, até a década de 1950. Logo após, nos anos 1960, o bloco socialista se dividiu e durante as décadas de 1970 e 1980, a China comunista se aliou aos Estados Unidos na disputa contra a União Soviética. Além disso, muitas das disputas regionais e envolveram Estados capitalistas, como os Estados Unidos contra diversas potências locais mais nacionalistas.

É chamada "fria" porque não houve uma guerra direta entre as
superpotências, dada a inviabilidade da vitória em uma batalha nuclear. A corrida pela construção de um grande arsenal de armas nucleares foi central durante a primeira metade da Guerra Fria, estabilizando-se nos anos 1960 para 1970 e sendo reativada nos anos 1980 com o projeto do presidente estadunidense Ronald Reagan "Guerra nas Estrelas".

Dada a impossibilidade da resolução do confronto no plano estratégico, pela via tradicional da guerra aberta e direta que envolveria um confronto nuclear; as duas superpotências passaram a disputar poder de influência política, econômica e ideológica em todo o mundo. Este processo se caracterizou pelo envolvimento dos
Estados Unidos e União Soviética em diversas guerras regionais, onde cada potência apoiava um dos lados em guerra. Estados Unidos e União Soviética não apenas financiavam lados opostos no confronto, disputando influência político-ideológica, mas também para mostrar o seu poder de fogo e reforçar as alianças regionais. A Guerra da Coréia (1950-1953), a Guerra do Vietnã (1962-1975) e a Guerra do Afeganistão (1979-1989) são os conflitos mais famosos da Guerra Fria. Além da famosa tensão na Crise dos mísseis em Cuba (1962). Entretanto, durante todo este período, a maior parte dos conflitos locais, guerras civis ou guerras inter-estatais foi intensificado pela polarização entre EUA e URSS.

Esta polarização dos conflitos locais entre apenas dois grandes pólos de poder mundial, é que justifica a caracterização da polaridade deste período como bipolar. Principalmente porque, mesmo que tenham existido outras potências regionais entre
1945 e 1991, apenas EUA e URSS tinham capacidade nuclear de segundo ataque, ou seja, capacidade de disuasão nuclear.

Norte-americanos e soviéticos travaram uma luta ideológica, política e econômica durante esse período. Se um governo
socialista fosse implantado em algum país do Terceiro Mundo, o governo norte-americano entendia como uma ameaça à sua hegemonia; se um movimento popular combatesse um governo aliado aos EUA, logo poderia ser visto com simpatia pelo soviético e receber apoio.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Próximas postagens

Bem, como eu disse na postagem anterior, estive ausente por alguns motivos e nesse período, 20 de Julho, foi comemorado 40 anos da chegada do homem à Lua, que ocorreu dentro do período chamado: Corrida espacial.

Assim, para aumentar seu conhecimento ou relembrar, as próximas postagens será sobre esse período histórico. Com a possível linha: entender do que o período se trata, os projetos e missões ocorridas, quais foram as consequências, ou seja, as mudanças que provocaram no mundo, etc.

Esperamos que gostem.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Cemitério de aviões

Estive um pouco ausente, por alguns motivos que me impediram de postar mais artigos. Mas agora estou de volta.

Cemitério de aviões

Um cemitério de aviões é um local utilizado para a armazenagem temporária de aeronaves.

Características

São locais amplos, longe de cidades, com pistas homologadas e em condições operacionais, geralmente em áreas de deserto e com estrutura de manutenção.

Clientes

Seus clientes são os proprietários de aviões, principalmente companhias detentoras de linhas aéreas, oficinas de manutenção e comerciantes de sucatas.

Destino das aeronaves

São dois os destinos dados às aeronaves que chegam a um cemitério de aviões: A reciclagem e o depósito e manutenção preventiva.

A reciclagem consiste no reaproveitamento de peças em aviões semelhantes, ou reaproveitamento de sucata, principalmente metais, que vão para fundições.
Já em períodos de baixa demanda, as aeronaves ficam a espera do aquecimento do mercado para voltar a voar.

Como o espaço dos aeroportos é reduzido, e consequentemente o aluguel de hangares é elevado, as proprietárias dos aviões optam por deposita-los nestes lugares, que oferecem além da vantagem econômica, um serviço de manutenção preventiva e periódica.

Localização

Os cemitérios de aviões estão instalados em amplas áreas, contando com uma pista de tamanho compatível. Geralmente estão localizados em desertos, pois a baixa umidade favorece a conservação dos aparelhos.

São cobradas taxas de acordo com a manutenção que se queira dar aos aviões. Em casos de aeronaves operacionais, são feitas limpezas e lubrificações constantes, acionamentos periódicos dos motores, entre outros, a fim de recolocá-las no mercado tão logo seja necessário,

Mojave

O mais famoso cemitério de aviões do mundo está localizado no estado americano do California, mais precisamente no Deserto de Mojave. O número de aparelhos estacionados ao lado de sua pista de aterrissagem é tão grande que o local se tornou um ponto de interesse turístico, atraindo anualmente milhares de entusiastas da aviação.

A escolha do deserto de Mojave foi devido a já citada baixa umidade, que chega perto de zero, o que ajuda a conservar os aviões estacionados, e também o custo reduzido.

O cemitério no deserto de Mojave pertence ao governo dos Estados Unidos da América e tem área de 10.000.000 de m2 e atualmente abriga cerca de 4.400 aeronaves entre civis e militares.